Governador Camilo Santana e o titular da Sesa, Marcos Gadelha. Foto: Divulgação |
As festividades de pré-Carnaval e Carnaval estão suspensas no Ceará, sejam públicas ou privadas. O governador Camilo Santana confirmou hoje, 5, a medida durante live. A ação se deve ao aumento de casos de Influenza e COVID-19 no Estado. O novo decreto que entrará em vigor nesta quinta-feira, 6, conterá as atualizações.
“Ficam suspensos todos os eventos de Carnaval e pré-Carnaval no Ceará. Nossos especialistas detectaram que o aumento de casos está relacionado às grandes festas”, destacou o gestor.
Há mudanças também envolvendo eventos sociais e corporativos. “A capacidade de festas de casamentos e eventos corporativos, por 30 dias, será reduzida”, pontua.
Para ambientes fechados, a capacidade cai de 2.500 pessoas para 250. Já em eventos abertos, ocorre a redução de 5.000 para 500.
Camilo alertou que a variante Ômicron se tornou predominante no Ceará. “Some a isso a síndrome respiratória atípica, que á Influenza A. Geralmente ela aparece no período chuvoso, a partir do mês de fevereiro”, disse.
As duas enfermidades acabam sobrecarregando o sistema de saúde público. Para desafogar, o gestor informou que vai realizar a ampliação de leitos no Hospital Leonardo da Vinci, passando de 10 para 60 – para o controle da Influenza e da COVID-19. “Estamos reestruturando as unidades para estarem preparadas para internações, seja enfermaria ou UTI. Vamos aumentar também a testagem. Estamos distribuindo testes para todos os municípios cearenses”, confirmou. Haverá ainda a reposição e distribuição do medicamento Tamiflu, voltado para o tratamento da Influenza A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário