sábado, 26 de fevereiro de 2022

Nova carteira de identidade digital começará a ser emitida em março


Foto: Fabio Rodrigues – Pozzebom/Agência Brasil



Nesta semana o Governo Federal anunciou que um novo modelo de carteira de identidade será emitido sendo unificado em todo território brasileiro. Com esse novo formato, os cidadãos passarão a ter identificação única por meio do número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF).

O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e entra em vigor no dia 1º de março. O novo RG continuará sendo emitido de forma gratuita pelos órgãos estaduais seguindo o mesmo formato e padrão de emissão.

Os institutos de identificação terão até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança. De acordo com o anúncio, o documento poderá ser emitido de forma física, em papel, mas também será possível o acesso no formato digital.

A partir da emissão, a nova carteira de identidade terá validade dez anos e também servirá como documento de viagem. Isso será possível através da inclusão do código no padrão internacional, como os usados em passaportes.

Outra mudança é que não será mais possível a emissão de um novo documento a cada nova unidade de federação. A partir de agora, quando o cidadão for emitir um documento de identidade em unidade de federação diferente, automaticamente, constará como segunda via, já que está vinculada ao CPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enel promete contratar mais profissionais para melhorar o serviço no Ceará

De acordo com José Nunes, presidente da Enel, será investido cerca de R$4,8 bilhões em um pacote de investimento para melhorias – (Foto: Rep...