Foto; Samuel Setubal/O Povo
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 teve seu primeiro dia de provas realizado neste domingo (03/11). Do total de mais de 4,3 milhões de inscritos, 73,4% estiveram presentes. Em relação às abstenções, cerca de 26,6% dos candidatos não compareceram, registrando uma queda em relação ao ano passado. O balanço preliminar foi apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Além da ausência de quase um quarto dos inscritos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 4.999 candidatos foram eliminados por não cumprimento das normas do exame. Entre as razões para eliminação estavam o porte de dispositivos eletrônicos, a saída do local de prova antes do horário permitido, o uso de materiais impressos e o descumprimento de orientações dos fiscais.
Segundo o ministro, as ocorrências se mantiveram dentro da média dos últimos anos e alguns incidentes específicos serão investigados pela Polícia Federal por perturbação da ordem pública.
O primeiro dia do Enem abordou conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas, com uma redação e 90 questões distribuídas entre essas áreas. As questões de Linguagens trouxeram temas contemporâneos como memes, fake news e variação linguística. Em se tratando da Redação, o tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. O próximo domingo (10/11) será dedicado às provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Aqueles que tiveram problemas de saúde ou técnicos, como falta de energia ou água, poderão solicitar a reaplicação da prova entre 11 e 15 de novembro. A nova aplicação está prevista para os dias 10 e 11 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário