Foto: Divulgação/Polícia Federal
Nesta sexta-feira (01/11), a Polícia Federal cumpriu 14 mandados de busca e apreensão emitidos pela 93ª Zona Eleitoral de Fortaleza. A operação investiga o suposto financiamento ilícito de campanhas eleitorais, conhecido como “caixa dois”, nas eleições de 2022 e 2024.
A organização sob investigação envolve empresários, servidores públicos municipais e políticos que atuam em Caucaia. A suspeita é que as ações favoreceram campanhas para deputado federal em 2022 e candidaturas a vereador nas eleições municipais deste ano.
Para viabilizar o esquema, o grupo teria utilizado contas de empresas contratadas pela administração pública, além de empresas fictícias e “laranjas”, movimentando mais de R$ 5 milhões. Esses valores teriam sido sacados em espécie na véspera das eleições, possivelmente para compra de apoio político e despesas não declaradas oficialmente.
Se confirmados, os atos podem configurar crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas (Art. 2º da Lei 12.850/2013), na Lei de Lavagem de Dinheiro (Art. 1º da Lei 9.613/98), além de infrações descritas no Código Eleitoral (como nos Arts. 299 e 350). As penas, em caso de condenação, podem variar entre cinco e dez anos de prisão, além de implicações como a inelegibilidade e a possível cassação de registros ou diplomas de candidatos eleitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário