Foto: Dário Gabriel / AL CE
Da Redação
18/03/2022
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou nesta quinta-feira (17/03) a primeira sessão plenária da Assembleia Itinerante em 2022, promovida no Centro Educacional de Arte e Cultura Portal da Serra (Cearc), em Guaiúba. Na ocasião, foram aprovadas leis pelo combate à violência contra a mulher, além do anúncio de implantação do CPRaio para o município até o fim do ano, fruto de uma articulação do Parlamento com o Governo do Ceará.
O evento ocorreu no dia de celebração aos 35 anos de emancipação de Guaiúba.
"Todos nós conseguimos uma base do Raio para o município. Política não se faz na primeira pessoa do singular, e sim na primeira pessoa do plural”, destacou o presidente Evandro Leitão na abertura da sessão plenária.
No expediente realizado no formato híbrido, deputados e deputadas aprovaram seis projetos, sendo duas proposições da Mesa Diretora e quatro de autoria de parlamentares.
Da Mesa Diretora, foram aprovados dois projetos de resolução: um deles cria a medalha Laço Branco, que vai homenagear os homens que atuam pelo fim da violência contra a mulher. O outro projeto de resolução cria a Medalha Esperança Garcia, que será oferecida a mulheres advogadas com atuação em defesa dos direitos humanos, justiça social e mulheres. Os deputados aprovaram também o projeto de indicação que sugere a criação da Delegacia de Defesa da Mulher no município de Baturité.
*Iniciativas pelo município
Em sua fala, o presidente ressaltou ainda outras iniciativas que beneficiaram o município. "Guaiúba recebeu políticas públicas como entrega de areninhas, brinquedopraças, obras urbanas e abastecimento de água”, disse, citando as obras entregues pelo governador Camilo Santana. Ele acrescentou o papel do Legislativo no combate à pandemia e no apoio às famílias mais vulneráveis, além da aprovação de diversas medidas importantes para todos os setores da sociedade.
Evandro Leitão parabenizou o município pelo aniversário, em nome da prefeita Izabella Fernandes, e reforçou a importância da realização dos eventos itinerantes no intuito de descentralizar os trabalhos do Parlamento e aproximar os parlamentares da população dos municípios, para além da sede na Capital. “Queremos dizer que o Poder Legislativo produz e tem, além da função de fiscalizar os atos do Poder Executivo, também podemos legislar para transformar a vida das pessoas", disse.
Na ocasião, o presidente da Assembleia recebeu homenagem da cidade com o Título de Cidadão de Guaiúba. “Quero agradecer a Câmara Municipal de Guaiúba e a todo o povo desse município”.
*Sessões Itinerantes
Evandro Leitão afirmou ainda que há planos para realização de outras edições da Assembleia Itinerante na Zona Norte e no Litoral, Oeste ou Leste, do Ceará.
*Inauguração no Polo Químico Industrial
Antes dos trabalhos legislativos em Guaiúba, os deputados e deputadas da Assembleia realizaram visita ao Polo Químico Industrial de Guaiúba, onde foi inaugurada a Intraplast, primeira empresa a operar no complexo.
O presidente da Casa destacou a relevância da instalação do Polo Químico do município. “O polo irá gerar 3 mil empregos diretos e indiretos. É uma interiorização das ações do Governo do Estado, sobretudo transformando suas vidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário